A CAASP realiza de 3 a 28 de junho a Campanha de Saúde Bucal 2019. Para participar, basta telefonar, a partir da segunda quinzena de maio, para qualquer uma das clínicas odontológicas da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo e marcar a visita. A participação é gratuita para advogados, estagiários e dependentes. Os pacientes receberão cuidados profiláticos e orientação sobre higienização bucal. As crianças de até 12 anos receberão aplicação tópica de flúor.
Os endereços e telefones dos consultórios odontológicos da CAASP estão em www.caasp.org.br. Para o segundo semestre está prevista a segunda etapa da Campanha de Saúde Bucal, a ser realizada em clínicas odontológicas referenciadas, nas cidades em que a Caixa não conta com clínica própria.
Dentes saudáveis não só contribuem para uma boa aparência como para a saúde em geral. A falta de higiene bucal, em grau extremo, pode acarretar infecção das válvulas do coração, doença chamada endocardite bacteriana. Um conjunto de problemas é o que causa a endocardite infecciosa. Tudo começa na placa bacteriana, que provoca uma inflamação na gengiva, que por sua vez causará uma periodondite, que é a inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes. As intervenções odontológicas mais invasivas, como cirurgias e extrações dentárias, também dão passagem para entrada de bactérias na corrente sanguínea.
Caso bactérias encontrem uma brecha de entrada na circulação, irá direto para o endocárdio, camada interna do coração, onde estão as válvulas cardíacas. Alojada nessa região, a bactéria provocará infecção das válvulas. Apesar de se desenvolver de forma lenta, se o quadro não for tratado rapidamente a infecção pode evoluir e provocar alterações importantes no funcionamento das válvulas cardíacas, podendo chegar a sua completa destruição.
Na área odontológica a prevenção da endocardite começa pela anamnese na primeira consulta, durante a qual deve ser apurada a condição geral de saúde da pessoa. Os dados levantados na anamnese são fundamentais, pois revelam se o paciente pode se submeter a cirurgia sem maiores riscos.